Pelo Estado 13/05: Semana decisiva pode mudar os rumos da Educação no Estado

A semana deverá ser decisiva a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que deve decidir se aceitará, ou não, a proposta de assumir a Secretaria Estadual de Educação. A resposta deverá ser dada exclusivamente ao governador Jorginho Mello, assim que ele voltar de sua missão aos Estados Unidos, no próximo dia 17. O secretário Aristides Cimadon se afasta para cuidar da saúde e deixa algumas pontas abertas na pasta que precisam ser sanadas.

Segundo Ceretta, alguns fatores são fundamentais e interferem na sua decisão. Porém, dentre todos, o que está mais acertado e tranquilo, seria a sua substituição, onde a atual vice-reitora Gisele Coelho Lopes passaria a ser a reitora em exercício da Unesc.

Outros fatores como o apoio do corpo dos reitores da Acafe e da comunidade acadêmica, além do aceite da sua equipe de confiança, o qual ela levaria para a Educação, ainda estão pendentes. São questões que devem ter um peso significativo na decisão de Luciane, a ser tomada ainda nesta semana.

Outro fator importante, que a reitora da Unesc terá que avaliar, são os próprios desafios que lhe esperam, caso decida comandar uma das maiores e mais importantes pastas do governo Jorginho.

Apesar do grande protagonismo de Ceretta frente à criação do programa Universidade Gratuita e do Fumdesc, eles se tornam pequenos diante dos entraves da gestão da educação que envolvem, por exemplo, a estrutura das escolas, o fortalecimento da educação básica e a gestão do ensino médio. São um contingente de situações, os quais, Luciane Ceretta deve pesar na balança, para então tomar a decisão.

A proposta é tentadora e caso aceite, Ceretta terá muitos desafios pela frente  mas, que também lhe renderão uma grande projeção estadual, com o seu nome à frente da pasta da Educação. Porém, pode ainda, escolher dar continuidade ao seu projeto como reitora e completar seu terceiro mandato. Caso aceite o convite do governador, Luciane precisará se licenciar da reitoria da universidade. Ela foi reeleita como reitora em março, com uma votação histórica de 11.228 votos.

Carminatti quer a presidência do PT

WhatsApp Image 2025 05 12 at 13.26.01
Luciane Carminatti – Foto: Asses. Comunicação/Divulgação

Com a defesa da reunificação e do fortalecimento do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina, a deputada estadual Luciane Carminatti registrou sua candidatura à presidência da maior sigla de esquerda no Estado. Mulher, defensora da educação, vereadora e deputada por vários mandatos, com expressivo número de votos em cada pleito, Luciane é hoje um dos principais nomes da sigla.

Luciane decidiu pela candidatura após reivindicação de lideranças dos municípios e de um conjunto de forças dentro do próprio PT, que confiam na deputada para fortalecer o diálogo, construir a reeleição do presidente Lula e um projeto para Santa Catarina com o nome de Décio Lima para governador em 2026. O registro de candidaturas encerra nesta sexta-feira, 9 de maio, e a votação será dia 6 de julho.

Missão internacional

A vice-governadora Marilisa Boehm está comandando o Estado até o próximo dia 17. O governador Jorginho Mello está em missão internacional nos Estados Unidos, para apresentar a economia catarinense para investidores estrangeiros.
A comitiva catarinense liderada por Jorginho iniciou a semana no SC Day in New York, durante a tradicional Brazilian Week, e em reuniões no Banco Mundial e outras instituições. Junto com ele, estão os secretários Cleverson Siewert (Fazenda), Paulo Borhausen (Articulação Internacional), Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias), o diretor de atração de investimentos da Invest SC, Rodrigo Prisco, e lideranças empresariais catarinenses.

 Abrasel
A empresária Juliana Debastiani, primeira mulher a presidir a Abrasel SC, foi reeleita para continuar à frente da entidade pelos próximos três anos. Entre os objetivos da nova gestão está a ampliação da presença pelo estado, com o fomento dos núcleos regionais, e o trabalho pelo restabelecimento do setor de alimentação fora do lar, que ainda sofre com os efeitos da pandemia. O novo Conselho da Abrasel SC tomou posse em uma cerimônia realizada na noite da última quarta-feira (7), na Cantina Zabot, em São José.
Entre as prioridades da gestão, está a continuidade do programa “Abrasel em Movimento”, que leva a entidade para as diferentes macrorregiões de Santa Catarina, permitindo uma maior proximidade com os empresários locais e a promoção de ações mais alinhadas à realidade de cada região.

Empresa Cidadã
As inscrições para o Prêmio Empresa Cidadã 2025, promovido pela ADVB/SC, foram prorrogadas até o dia 16 de maio. A premiação reconhece projetos de destaque nas áreas ambiental, social, cultural e do terceiro setor, desenvolvidos por empresas, ONGs e associações catarinenses. Os interessados podem inscrever seus cases pelo site www.advbsc.com.br, apresentando iniciativas com impacto positivo e sustentável na sociedade. “O prêmio é uma grande oportunidade para dar visibilidade a essas iniciativas e inspirar novas ações”, destaca o presidente da ADVB/SC, Ricardo Barbosa Lima.

Transformação Digital
O Sebrae/SC e a Bigin Zoho realizam, entre os dias 12 e 16 de maio, a 8ª edição da Semana da Transformação Digital, a Semana TD, evento online e gratuito. A programação contará com 20 palestras, trazendo as principais tendências em digitalização para impulsionar a competitividade e a inovação das micro e pequenas empresas no Brasil. Entre os temas abordados estão inteligência artificial, automação, e-commerce, marketing digital, uso de dados e segurança cibernética. A programação completa e as inscrições estão no http://sebrae.sc/semanatd.A expectativa é atrair mais de 30 mil inscritos em todo o Brasil. As palestras serão realizadas em quatro horários fixos ao longo do dia: 11h, 15h, 17h e 19h.

Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_13.05.2025

Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: [email protected]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.