O aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina tem mobilizado os serviços de saúde em todo o estado. Até o momento, já foram registrados mais de 2.377 casos e 48 óbitos em 2025, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Os principais vírus identificados são influenza, covid-19 e outros vírus respiratórios, afetando principalmente crianças pequenas e idosos.
Em Itapema, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha de forma atenta a situação, reforçando as ações de orientação e prevenção. O volume de atendimentos em unidades públicas e privadas do município aumentou de forma expressiva nas últimas semanas, em especial em função dos quadros respiratórios, exigindo atenção especial da rede de assistência.
O secretário de Saúde de Itapema, Fabrício Lazzari (Fafá), reforçou a importância das medidas de prevenção “Sabemos que o número de atendimentos aumentou bastante e estamos atentos. Nosso papel é orientar a população para buscar atendimento no momento correto e reforçar as medidas preventivas, como a vacinação e o cuidado diário com a higiene. Essa conscientização faz toda a diferença.”
Conforme orientação da médica do serviço de pediatria do Hospital Municipal Santo Antônio, Clarissa Burnett, “Casos mais leves, como febre baixa, tosse e coriza, podem ser tratados com segurança em casa ou procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Mas se o caso se agravar, com febre persistente por mais de 48 horas, dificuldade para respirar, prostração ou recusa de líquidos e alimentos a criança deve ser levada imediatamente para avaliação médica especializada como no serviço de pediatria aqui do nosso hospital”.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação contra a gripe segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e que manter a carteira vacinal atualizada é fundamental na proteção contra os vírus respiratórios. Outras medidas importantes incluem a higienização frequente das mãos, ambientes bem ventilados e a redução da exposição a aglomerações.