Começou nesta semana a obra da nova ponte da Rua 708, no bairro Várzea. A estrutura anterior foi comprometida pelas fortes chuvas de janeiro e, desde então, o local contava apenas com uma estrutura provisória, liberada para veículos leves e ambulâncias.
O novo projeto foi desenvolvido com base em estudos técnicos detalhados, que consideram o aumento da capacidade de escoamento da água na região — uma das mais impactadas em períodos de chuva. Serão instaladas 42 galerias de concreto, cada uma com 3×3 metros, formando uma estrutura com 9 metros de largura de vazão, o triplo da estrutura anterior.
Depois da instalação das galerias, será feita a concretagem com malha de ferro e a pavimentação da via. A estimativa é que a obra leve cerca de 20 dias úteis, dependendo das condições do tempo. Após a entrega da nova ponte, a estrutura provisória será desativada e a antiga ponte, que ainda está no local, será removida.
“Ali é uma região sensível, já sofreu muito com alagamento. Essa nova ponte foi pensada desde o começo pra aumentar a vazão da água e evitar transtorno lá na frente. A estrutura vai ficar muito mais segura e moderna”, explicou o secretário de Governo e Infraestrutura, Jean Idimar.
A construção faz parte de um conjunto de obras estruturantes que estão sendo executadas em diferentes regiões da cidade, com atuação integrada das Secretarias de Obras, Planejamento e da Defesa Civil. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana e reforçar a prevenção de alagamentos, especialmente em áreas mais sensíveis ao impacto das chuvas.