Aposentados e pensionistas notificados devem usar o app Meu INSS para confirmar se autorizaram os débitos e solicitar ressarcimento
O INSS iniciou nesta terça-feira (13) a notificação de cerca de 9,4 milhões de aposentados e pensionistas sobre descontos possivelmente irregulares em seus benefícios. As mensagens são enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
A partir de quarta-feira (14), os beneficiários poderão acessar o aplicativo para verificar detalhes dos descontos e informar se autorizam ou não as cobranças. Em caso negativo, poderão solicitar o cancelamento e o ressarcimento dos valores.
O INSS reforça que não realiza contatos por telefone, SMS ou e-mail. Todas as comunicações são feitas pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Para baixar o aplicativo, disponível para Android e iOS, o usuário deve acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo, instalar o “Meu INSS” e fazer login com sua conta gov.br.
O ressarcimento será efetuado diretamente na conta bancária onde o beneficiário recebe seu pagamento. As entidades terão 15 dias úteis para efetuar a devolução após a solicitação.
Essa ação integra a “Operação Sem Desconto”, que investiga fraudes em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas, com prejuízos estimados em até R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024.
Fonte: Agência Brasil