Pacientes com febre ou que tiveram dengue nos últimos 6 meses devem aguardar para se vacinar
A campanha de vacinação contra a dengue começou nesta quinta-feira (15/05) em Itapema, com foco em crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. A imunização está disponível nas Unidade Básica de Saúde (UBS) Central e a aplicação seguirá enquanto houver doses disponíveis.
A vacina utilizada é a Qdenga, aprovada pela Anvisa e aplicada em duas doses, com intervalo de três meses. É necessária a apresentação de documento com foto e carteira de vacinação.
Quem não pode se vacinar
De acordo com os protocolos de segurança, existem algumas contraindicações para a vacinação. Pessoas com febre ou sintomas de doenças agudas devem aguardar a recuperação. Também não devem se vacinar, por ora, aqueles que tiveram dengue nos últimos seis meses, gestantes, lactantes e pessoas com imunodeficiências ou histórico de reação alérgica grave à vacina.
O secretário de Saúde de Itapema, Fabrício Lazzari (Fafá), reforçou a importância da imunização, mas alertou para os critérios definidos pelas autoridades de saúde. “Estamos seguindo rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde e da DIVE-SC. A vacina é segura, eficaz e uma aliada fundamental na prevenção da dengue, mas precisa ser aplicada no público certo e com responsabilidade. Qualquer dúvida, procure sua unidade de saúde,” destacou.
