O Centro de Atividades de Lazer da Assistência Social (CALAS), em Itapema, realiza encontros semanais, toda sexta-feira, com pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa é promovida pelo serviço de convivência da Secretaria de Assistência Social tem como foco a promoção da participação social e o combate ao isolamento.
Durante os encontros, são realizadas dinâmicas, rodas de conversa e atividades com temas diversos. “A gente sempre escolhe um tema para trabalhar, e as atividades são pensadas para que estejam relacionadas com ele. Hoje, por exemplo, falamos sobre a cultura indígena”, explica Marineuza Seguro, educadora social que atua com o grupo.



O objetivo do serviço é incentivar a participação e o diálogo entre os participantes, contribuindo para a construção de vínculos e a redução do isolamento. A entrada é aberta a visitantes e, para participar de forma regular, é necessário realizar um cadastro no CALAS.
A Secretária de Assistência Social, Iris Bispo, destaca o papel da iniciativa nas políticas públicas voltadas à pessoa idosa. “Esse trabalho contribui para garantir o direito à convivência e à participação. É uma ação que atende a uma demanda concreta da população idosa e que precisa ser mantida e ampliada”, afirma.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no CALAS ou pelo número da Secretaria de Assistência Social: (47) 3267-1475