A Secretaria de Saúde de Itapema está promovendo a campanha “Compareça! Não deixe para depois”, uma ação que visa informar a população sobre os efeitos negativos da falta em consultas e exames na rede pública. O intuito é diminuir o número de faltas e assegurar um atendimento mais rápido e eficiente para todos.
Conforme dados do sistema de regulação, foram registradas mais de 11 mil ausências nos primeiros dois meses de 2025, sendo 6.080 em janeiro e 4.975 em fevereiro.
Especialidades com maior número de ausências
– Janeiro 2025:
Patologia Clínica – 5.376 ausências
Ultrassonografias – 264 ausências
Radiodiagnóstico – 245 ausências
Fisioterapia – 353 ausências
– Fevereiro 2025:*
Patologia Clínica – 4.117 ausências
Radiodiagnóstico – 442 ausências
Ultrassonografias – 284 ausências
Fisioterapia – 208 ausências
Efeitos das faltas na saúde pública
Quando um paciente não comparece a uma consulta ou exame sem aviso, isso impede que outra pessoa seja atendida nesse horário. Esse fator intensifica as filas de espera, sobrecarrega os serviços de emergência e causa desperdício de recursos públicos.
“Nosso compromisso é com um atendimento rápido e de qualidade, mas para isso precisamos da ajuda de todos. Quando um paciente falta sem avisar, ele tira a chance de outra pessoa receber atendimento. Se não puder ir, é só avisar antecipadamente para que outro paciente possa usar a vaga”, destacou o secretário de Saúde, Fabrício Lazzari.
Como cancelar uma consulta ou exame?
Se o paciente não puder ir, é essencial que o cancelamento seja realizado, sempre que possível, com um aviso de pelo menos 48 horas, diretamente na unidade de saúde ou por telefone. Assim, a vaga pode ser disponibilizada para outra pessoa que esteja esperando por atendimento.
A campanha “Compareça! Não deixe para depois” faz parte de uma série de iniciativas da gestão municipal para melhorar os cuidados com a saúde, aperfeiçoar os atendimentos e ampliar o acesso de maneira responsável e organizada.