O que era a ‘fumaça’ registrada em praia de Itapema? Defesa Civil explica

Na manhã deste domingo (08) moradores de Itapema, Litoral Norte de Santa Catarina, foram surpreendidos com uma “fumaceira” na Meia Praia. A informação da Defesa Civil é que a região foi afetada durante o dia com nevoeiro marítimo, mas as fumaças provenientes das queimadas na Amazônia também seguem afetando o estado.

Por causa das semelhanças a olho nu, é possível confundir o resultado das queimadas com nevoeiros marítimos, comuns em SC, que são nuvens baixas que se formam próximo ao solo e reduzem a visibilidade. Ambos os fenômenos aconteceram nas últimas semanas pelo estado.

Fumaça em Itapema tem origem nas queimadas na Amazônia – Foto: Redes Sociais/ Reprodução

O meteorologista da Defesa Civil Fernando Rafael explica como se dá o fenômeno dos nevoeiros.

“Os nevoeiros se formam em função do ar mais quente que está chegando e que ao encontrar a temperatura da superfície do mar bastante baixa. Ou seja, o mar mais gelado acaba condensando, o que aumenta a concentração de partículas de vapor de água suspensas na atmosfera”

Fernando esclarece que este mesmo transporte de ar quente também é responsável por favorecer o deslocamento de partículas de queimadas de incêndios florestais da região centro-norte do Brasil para Santa Catarina.

Quase 70 mil queimadas são registradas em agosto no Brasil

Segundo dados do “Programa Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas apenas em agosto. A estatística aponta o tamanho do problema. É o pior índice desde 2010, quando o instituto detectou 90.444 focos de incêndio.

Veja o vídeo da fumaça em Itapema

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 🇧🇷Santa Catarina🇧🇷 (@santacatarinaemfotosbr)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.