Início da aplicação depende da chegada das doses
Itapema será um dos municípios contemplados com a vacina contra a dengue, conforme confirmado nesta semana pelo Governo do Estado de Santa Catarina. A inclusão se dá após decisão do Ministério da Saúde de ampliar a vacinação para as cidades da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), devido ao número elevado de casos.
O cronograma oficial ainda será definido e a previsão é que as doses comecem a ser distribuídas para os municípios nos próximos dias. “Assim que recebermos as vacinas e as orientações técnicas, vamos divulgar amplamente os locais e datas de vacinação. Estamos preparados para dar início à campanha assim que possível”, explica o secretário de Saúde de Itapema, Fabrício Lazzari (Fafá).
A vacina não será destinada a toda a população. O público-alvo será estabelecido pelo Ministério da Saúde, com base em critérios epidemiológicos. A princípio, devem ser incluídos adolescentes de 10 a 16 anos, público que já vem sendo vacinado em outros estados.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre 1º de janeiro e 9 de maio de 2025, Itapema registrou 2.513 casos suspeitos de dengue. Destes, 1.136 foram confirmados, 1.074 descartados, 303 seguem em investigação e dois óbitos foram registrados.
A Prefeitura de Itapema reforça a importância da vacinação como uma estratégia complementar às ações já realizadas no combate à dengue, como mutirões de limpeza, aplicação de fumacê, visitas domiciliares e ações educativas. Mesmo com a chegada da vacina, a orientação é que todos mantenham os cuidados e eliminem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Mais informações sobre o início da vacinação em Itapema serão divulgadas em breve pelos canais oficiais da Prefeitura.
