A iniciativa Escola Sem Muros está promovendo arte e educação ambiental nas instituições de ensino de Itapema por meio de oficinas, concursos de ilustrações e pintura de murais. A ação conta com o apoio das leis de incentivo à cultura, como o Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC) e a Lei Rouanet.
Neste ano, o projeto aborda a temática do ciclo da água. Alunos de diversas instituições produziram mais de 200 ilustrações, e as 10 melhores foram agraciadas com kits artísticos. A aluna Andriele, da Escola Educar, teve sua ilustração transformada em uma grande tela, agora exposta na unidade. Um mural de mais de 50m² será pintado na parte externa da escola nos próximos dias.
“Estamos extremamente satisfeitos com o impacto do Escola Sem Muros nas instituições de ensino de Itapema. Além de incentivar a arte, estamos promovendo a conscientização sobre temas tão relevantes como a preservação ambiental. A colaboração com as escolas e a comunidade tem sido essencial para o êxito do projeto”, afirma Luciana Saramento, presidente da FAACI.


Além da Educar, outras instituições receberão iniciativas do projeto ainda neste semestre. Na Semana do Meio Ambiente, a Escola Francisco receberá um novo mural em parceria com a CONASA. Já na Escola Olegário Bernardes, o projeto será realizado no Jardim Autônomo, espaço sustentável da escola, com oficinas e pintura interna.
O Escola Sem Muros é conduzido pela FAACI em parcerias com escolas, educadores e a comunidade. O objetivo é estimular a criatividade, o cuidado com o meio ambiente e o uso da arte como ferramenta de transformação social.
Para mais informações o projeto possui um Instagram: @projeto.sem.muros