Começou nesta semana mais uma edição do Projeto Óleo Solidário. Esse ano a ação será entre alunos do 3º ao 9º ano das escolas Educar, Francisco Vitor Alves e Paulo Reis para arrecadação de óleo de cozinha usado. O projeto é uma realização da Conasa, com apoio do Rotary Club de Itapema, Fundação Ambiental Àrea Costeira de Itapema (FAACI), Secretaria de Educação e APAE.
Mensalmente, cada escola receberá um passeio para premiar uma das turmas por sua contribuição para o projeto. A escolha da turma premiada ficará a cargo da escola. Ao final da gincana, a escola com maior arrecadação receberá um voucher de 6 mil reais para usar em melhorias na infraestrutura.
“O Projeto Óleo Solidário é uma prova de que, quando unimos educação, meio ambiente e solidariedade, todos saem ganhando. A FAACI se orgulha em apoiar essa iniciativa que planta hoje as sementes de um amanhã mais sustentável e inclusivo. Nosso agradecimento a cada aluno, professor, parceiro e escola envolvida. Juntos, seguimos fazendo a diferença”, destacou a Presidente da FAACI, Luciana Saramentos.
O óleo arrecadado será vendido para reciclagem com renda revertida para a APAE de Itapema e a Fundação Rotaria que investe em projetos sociais e ambientais em Itapema e região.
“Os prêmios são uma forma de incentivar os estudantes a engajarem com o projeto, além de gerar um impacto positivo para a comunidade escolar, mas o projeto tem como objetivo maior a promoção da preservação dos recursos hídricos, através da destinação correta do óleo de cozinha usado que é um material altamente poluente”, compartilha Denis Grassi, superintendente da Conasa Águas de Itapema.