Iniciativas buscam oferecer suporte e dignidade a cidadãos em situação de rua
O município de Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, tem reforçado suas ações de abordagem social a pessoas em situação de rua. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, visa oferecer suporte e reintegração por meio dos serviços disponíveis na Rede de Assistência Social.
As abordagens ocorrem pelo menos duas vezes ao mês. Em abril, foram realizadas nos dias 24 e 25, atendendo seis pessoas. Uma delas possuía mandado de prisão em aberto e foi conduzida pela Guarda Municipal à Delegacia de Polícia Civil.
Entre os atendidos, dois estavam apenas de passagem pelo município e retornaram por conta própria à cidade de origem. As ações ocorreram nos bairros Perequê, Jardim Dourado, Enseada Encantada, Centro e Vila Nova.
A operação é promovida em conjunto com o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Vigilância Sanitária, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Secretaria de Planejamento, Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Polícia Militar e Guarda Municipal.
Segundo a secretária de Assistência Social, Silvana Stadler, o objetivo é “oferecer alternativas de acolhimento, tratamento e reintegração social, respeitando a dignidade de cada indivíduo”.
Desde o início do ano, Porto Belo tem registrado uma redução no número de pessoas em situação de rua, reflexo das ações contínuas de abordagem e suporte.