Com a integração, cidade se torna uma das primeiras do estado a utilizar o sistema para fins de saúde preventiva
A cidade de Itapema deu mais um passo no uso da tecnologia a favor da saúde pública. A partir desta semana, o município passa a integrar oficialmente o sistema de alertas da Defesa Civil de Santa Catarina, permitindo que mensagens sobre fumacê, casos confirmados de dengue, focos do mosquito Aedes aegypti e outras ações de saúde e risco cheguem diretamente ao celular dos moradores cadastrados.
A iniciativa é fruto da integração entre a Secretaria de Saúde, o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a Defesa Civil de Itapema e a Defesa Civil de Santa Catarina. Além das ações relacionadas à dengue, o sistema também poderá ser utilizado para alertas sobre chuvas intensas, alagamentos, campanhas de vacinação, mudanças no trânsito e interdições por segurança.
“Esse sistema é uma ferramenta poderosa. A informação chega direto na mão do morador, com agilidade e confiança. Isso faz toda a diferença, tanto na prevenção de doenças quanto no enfrentamento de emergências”, afirmou o secretário de Saúde, Fabrício Lazzari (Fafá).
“É uma iniciativa moderna, funcional e que aproxima a gestão da população. Itapema já está com o sistema ativo — e isso mostra nosso compromisso com a tecnologia a favor da prevenção e da segurança pública”, destacou o diretor da Defesa Civil de Itapema, Moisés Mota.
O serviço já está funcionando e os primeiros alertas sobre fumacê e cuidados contra a dengue foram enviados nesta semana. A plataforma utilizada é a mesma que emite mensagens de emergência em todo o estado e agora também será usada em Itapema para comunicar ações específicas da Prefeitura relacionadas à saúde, clima e defesa civil.
Como se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil Via SMS
Envie gratuitamente um SMS para 40199 com o número do CEP de Itapema (88220-000). Você passará a receber alertas automaticamente sempre que houver alguma orientação ou risco relacionado à sua região.
Via WhatsApp Oficial
Adicione o número (61) 2034-4611 nos seus contatos e envie uma mensagem para ativar o canal oficial da Defesa Civil do Brasil. Por lá, também é possível receber alertas e orientações de forma prática.
Saiba mais sobre a aplicação do fumacê
A aplicação do UBV (Ultra Baixo Volume), conhecida popularmente como fumacê, é uma técnica utilizada no controle de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. Quando um caso positivo é confirmado em determinada área, a aplicação é acionada de forma direcionada, com o objetivo de eliminar mosquitos adultos que estejam circulando na região. Diferente do que muitos imaginam, o fumacê não é uma medida preventiva, mas sim uma estratégia de resposta rápida em locais com foco confirmado, pois o produto utilizado atinge apenas os mosquitos adultos que estiverem voando no momento da aplicação.
A recomendação técnica é aplicar o inseticida em um raio de 300 metros ao redor da residência do paciente, abrangendo a área onde o mosquito transmissor pode ter se deslocado. Com isso, busca-se não apenas eliminar vetores possivelmente infectados, mas também impedir que a doença se espalhe para outros pontos da cidade. O uso do fumacê, portanto, é uma medida complementar às ações de combate ao Aedes aegypti, que seguem tendo como foco principal a eliminação dos criadouros com água parada, onde o mosquito se reproduz.