

Alpha FM poderá ser ouvida no rádio, mas também no aplicativo e demais plataformas digitais – Foto: Germano Rorato/ND
A Alpha FM, emissora de rádio líder de audiência em São Paulo, chega nesta quarta-feira (16) a Florianópolis, no dial 91.3, como o mais novo investimento do Grupo ND em comunicação.
Uma novidade e tanto para o mercado local e para os ouvintes e moradores da Grande Florianópolis, Itapema, Bombinhas, Porto Belo e Vale do Rio Tijucas.
Eles vão encontrar na Alpha FM de Florianópolis música internacional, de Black Sabbath a Rolling Stones, passando por Taylor Swift e Miley Cyrus; e música nacional, como Skank, Paralamas, Caetano e Gil, além de cantores e bandas locais. Também vão ouvir notícias, agenda de eventos dentro e fora da região.
Para marcar o lançamento, Nando Reis desembarcou na capital e vai fazer nesta quarta-feira um pocket show para convidados no Folha Beach Club, em Jurerê Internacional.
Com investimento de R$ 9,5 milhões, contratação de 18 profissionais e 10 horas de programação diária, a Alpha FM Florianópolis é mais um passo na expansão do grupo em jornalismo.
O diretor regional do Grupo ND em Florianópolis, Roberto Bertolin, diz que o lançamento da terceira emissora de rádio do grupo é um momento muito importante, depois dos investimentos em Chapecó (Jovem Pan) e Joinville (NDFM).
“Chegou a vez de atuarmos com rádio na Capital e no Litoral. Fomos buscar um parceiro que é líder na maior cidade da América Latina, São Paulo, que tem um padrão de programação de rádio de altíssima qualidade.”

Estúdio rádio Alpha FM fica na sede do grupo, no Morro da Cruz – Foto: Germano Rorato/ND
Conforme o diretor, a empresa entendeu que há espaço no mercado publicitário local para uma rádio diferenciada e que os ouvintes querem uma emissora com curadoria musical e de informação mais cuidadosa. “Estamos trazendo uma rádio diferenciada, com qualidade e muito conectada às pessoas, no dial 91.3 e também pelos canais digitais”, ressalta.
Presença do grupo em todas as plataformas
O presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, entende que era fundamental para a empresa ter uma emissora de rádio na Capital. “Para o projeto de consolidação do grupo, que é o único grupo de comunicação do Estado que tem todas as plataformas em Florianópolis: rádio, televisão, news, out of home, jornal e digital, enfim, tem toda a jornada do consumidor de notícia e entretenimento. Para onde você olha, escuta, assiste ou lê, está o Grupo ND”, explica.
Segundo ele, a rádio Alpha é o que há de mais moderno e inovador. É líder de audiência em São Paulo, voltada ao público mais velho, de melhor poder aquisitivo, cultural, empresarial e econômico, e que tem gosto pela boa música, mas que também quer boa informação.
“Trazer uma empresa consolidada, de um grupo consolidado, é muito importante. O fundador e presidente da Alpha em São Paulo, Neneto Camargo, acreditou no Grupo ND e na Capital. Somos a primeira rádio Alpha do Estado e estamos muito felizes. E vamos trabalhar muito para buscar a liderança neste setor tão valioso, que é o público AB, que mais consome.”
Oportunidade comercial e foco em cultura
Diretor comercial da Alpha FM Florianópolis, Spyros Diamantaras, reitera a importância da nova emissora no mercado catarinense. “É uma rádio premium, que chega a Florianópolis como uma grande oportunidade para os anunciantes que querem se conectar a um público que gosta de boa música e busca informação relevante”, destaca.
Segundo ele, a emissora se junta ao portfólio do Grupo ND, que é altamente diversificado e qualificado. “Isso permite ao Grupo ND levar ao mercado uma solução ainda mais integrada para diversos segmentos.”
Guilherme Grazziotin, coordenador de conteúdo da rádio, ressalta que a Alpha FM Florianópolis terá conexão com o ouvinte porque será um portal de conteúdo sobre cultura. “Todo evento cultural em Florianópolis e região será informado na Alpha. Além disso, o jornalismo e o que envolve a vida do ouvinte estarão em pequenas notas lidas pelas nossas locutoras durante toda programação”, salienta.
Na direção artística, experiência e qualidade
Diretora artística da Alpha FM 91.3, Simone Rigotti, 49 anos, é formada em jornalismo e tem vasta experiência em rádio. Gaúcha de Erechim, se mudou para o Paraná com os pais, onde começou na profissão, aos 15 anos.

Simone Rigotti tem 25 anos de experiência em rádio – Foto: Germano Rorato/ND
“Totalmente crua, aprendi na prática, rádio Verdes Campos, em Cascavel (PR). Aí vim para Santa Catarina e fiquei sabendo que estavam contratando em São Paulo. Com 19 anos estava lá, na Rádio Cidade”, conta ela, que também trabalhou com Gugu Liberato (Viva a Noite e Domingo Legal) e, no final dos anos 1990, foi correspondente internacional nos Estados Unidos pela agência de notícias do governo americano.
De volta ao Brasil, passou por emissoras de rádios em Brasília, São Paulo e depois vivenciou o maior desafio da vida: apresentar o Réveillon da avenida Paulista para 2,5 milhões de pessoas.
Diante de um novo desafio, em Florianópolis, Simone ressalta que o melhor do rádio é ser uma companhia, e explicou a motivação para a nova etapa da carreira. “O que me fez brilhar os olhos na Alpha é que ela é diferente, é algo inédito em Florianópolis, não tem outra igual. A Alpha FM tem muito bom gosto, é para pessoas que gostam de cultura e querem ficar bem informadas.”
Ela também explica como vai funcionar a programação com música local, nacional e internacional, desde flashbacks até as atuais, e garante que as pessoas podem ouvir a Alpha o dia inteiro, sem cansar. “Não cansa, porque traz tudo o que a pessoa precisa: trânsito, temperatura, as principais notícias. Além de ficar ouvindo música boa, o ouvinte não fica alienado.”
A Alpha FM também tem um site e logo fará a primeira promoção: um violão autografado pela cantora Roberta Campos. “Vamos ter promoções, sorteio de ingressos e queremos estar na programação cultural da cidade, abraçando a Grande Florianópolis.”