Temperaturas devem cair acentuadamente, especialmente nas áreas altas do estado
Santa Catarina se prepara para enfrentar a primeira massa de ar frio do outono a partir desta sexta-feira (4), trazendo o conhecido “efeito cebola”, caracterizado por variações térmicas significativas ao longo do dia. A Defesa Civil alerta para a necessidade de vestir-se em camadas para lidar com essas oscilações.
As madrugadas serão especialmente frias nas regiões serranas, com temperaturas próximas a 0°C, favorecendo a formação de geada no amanhecer de sábado (5). No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale, as mínimas devem girar em torno de 5°C.
No litoral, embora o declínio térmico seja menos intenso, com mínimas entre 11°C e 15°C, a sensação de frio será potencializada por ventos do sul, com rajadas de até 80 km/h. Esses ventos também provocarão mar agitado, com ondas de até 3,5 metros.
No domingo (6), a circulação marítima aumentará a nebulosidade e poderá provocar chuvas fracas e isoladas, especialmente nas áreas litorâneas. As temperaturas continuarão amenas, com sensação de frio mais acentuada durante as noites e madrugadas.
A Defesa Civil orienta agricultores a protegerem suas lavouras contra possíveis geadas e recomenda que a população esteja atenta às mudanças bruscas de temperatura e aos ventos fortes, evitando áreas de risco e buscando abrigo seguro quando necessário.