Pelo Estado 04/10: PSD e PL declaram guerra até 2026

Das surpresas que esta reta final de campanha nos trouxe, uma delas foi a manifestação de apoio do deputado estadual Mário Motta (PSD), que começou a circular ontem na TV, ao candidato a prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD).

Isto porque Topázio está cada vez mais próximo ao PL, o que não tem agradado ao diretório pessimista, já que os dois partidos não escondem mais que estão em um guerra que envolve importantes nomes da política do Estado, como o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), Clesio Salvaro (PSD) e o governador Jorginho Mello (PL), por exemplo.

Mario Motta, que não segue a manada do PSD, tem uma boa relação com Topázio e não teve medo em se posicionar (coisa que ele mesmo afirma em vídeo).

Já o restante dos representantes do partido andam se cutucando por meio de entrevistas e notas oficiais.

A última foi a declaração de Jorginho Mello sobre a prisão de Clesio, que antes de ser detido na Operação Caronte, acusou o governador de persegui-lo.

Em rádio, Jorginho declarou que “ninguém é preso de graça”. A frase foi suficiente para que Clesio e o PSD iniciassem um “bate boca”, com acusações a Jorginho e ao PL.

Aliás, até Adeliana Dal Pont, candidata do PL e principal adversária de Orvino Coelho (PSD), em São José, acabou levando o seu. Nas redes sociais, o PSD a acusa de ser eleitora de Dilma Roussef, mesmo após a estratégia não ter dado certo e Bolsonaro (o mito do PL e PSD) ter declarado seu apoio à ela.

Enfim, a campanha eleitoral termina nesta quinta, 3, mas isso não significa muita coisa. A guerra, pelo visto, continuará até 2026!

Impugnado

Elizeu Mattos
Elizeu Mattos – Foto: Redes Sociais/Reprodução

O candidato à prefeitura de Lages, Elizeu Mattos (MDB), teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral há poucos dias da eleição.

Apesar da decisão do TSE de hoje, a sentença ainda não transitou em julgado. Os advogados de Elizeu Matos podem entrar com embargos de declaração e também com recurso junto ao STF. Portanto, ele pode concorrer normalmente ao pleito e pode ser votado, mas a decisão final será do Supremo Tribunal Federal.

Em 2016, Elizeu renunciou à prefeitura de Lages antes do término de uma CPI que o investigava como integrante de uma esquema de corrupção no órgão.

Ambiente favorável

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, comentou o relatório da fDi Intelligence, divulgado esta semana, que apontou Florianópolis como líder do ranking de cidades com o maior número de novas startups financiadas por Venture Capital desde 2022. Na avaliação dele, o crescimento deve-se a inúmeros fatores, em especial ao ambiente de negócios favorável, a infraestrutura urbana e de conectividade da cidade, às ações para a retenção de talentos e ao maior acesso ao capital local.

Posse

Será realizada nesta sexta-feira, 4, a solenidade de posse de Felipe Martins de Azevedo como Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A cerimônia será realizada às 17h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. Contará ainda com transmissão virtual pelo Teams e pelo canal da instituição no YouTube.

Preso

A Polícia Federal (PF) prendeu o ex-deputado estadual Nilson Nelson Machado, o Duduco, condenado por estuprar crianças e adolescentes que frequentavam uma creche gerenciada por ele, em 2013. Ele estava foragido havia um ano, e foi localizado escondido, no Rio de Janeiro.

Prorrogado

O Governo de Santa Catarina abriu um cronograma extra para que os estudantes interessados em aderir ao Programa Universidade Gratuita tenham uma nova chance de se inscrever. O prazo de inscrições encerra na próxima segunda-feira, 7, às 19h. Para isso, os interessados devem fazer seu cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios para a instituição de ensino superior em que estão matriculados para análise e validação.

Mais tributos

O Governo Federal apresentou recentemente à Câmara dos Deputados, com pedido de tramitação urgente, proposta que, se aprovada, promoverá aumento significativo na arrecadação de diversas categorias, com impacto direto na carga tributária de vários setores econômicos relevantes. O advogado Ricardo Anderle, sócio do Núcleo Tributário e Aduaneiro da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, alerta que esta situação poderá gerar a necessidade de uma reavaliação das estratégias fiscais e financeiras das empresas. Desta forma, a orientação é que os empreendedores comecem a ponderar a adoção de novas medidas a fim de mitigar os possíveis efeitos negativos em seus balanços e operações.

Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: [email protected]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.