Inauguração de novo Hospital Municipal de Itapema será neste sábado

O novo Hospital Municipal de Itapema será inaugurado neste sábado (31), a partir das 18h. Localizado na Rua 708, no Bairro Casa Branca, a estrutura ocupa uma área de 7 mil metros quadrados – destes, 3,9 mil são de áreas construídas – e teve mais de R$ 27 milhões de investimento público – verba do Governo de SC.

na foto, fachada do novo hospital municipal de itapema

Novo Hospital Municipal de Itapema teve R$ 27 milhões de investimento público – local cerca 70% SUS – Foto: Divulgação/ND

A unidade de saúde de média complexidade tem 100 leitos divididos entre internação clínica, bloco cirúrgico e alojamento conjunto pós-parto. Além e dez leitos de UTI.

Ainda, a área cirúrgica terá atendimento de especialidades como ortopedia, vascular, cabeça e pescoço, otorrino, urologia e geral.

O hospital também terá uma maternidade. O Centro de Parto Normal será equipado com uma banheira para partos humanizados.

Novo Hospital Municipal de Itapema vai atender demanda de toda a região

Com a inauguração do novo Hospital Municipal de Itapema, a expectativa do Governo de SC, assim como da população, é que os atendimentos na rede de saúde pública cresçam.

Hoje, o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, é o principal responsável pelo atendimento dos moradores de Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Com a alta demanda, a unidade enfrenta sobrecarga no sistema com frequência.

Hospital tem cerca de 3,9 mil metros quadrados de área construída – Foto: Reprodução/ND

Agora, o novo complexo pode absorver cerca de 70% demanda de atendimentos vinculados aos SUS (Sistema Único de Saúde) de Itapema, além de 30% de convênios particulares.

O atual Hospital Municipal Santo Antonio, de Itapema, será desativado após a inauguração da nova unidade de saúde.

Oitos meses de atraso nas obras

O prazo inicial dado pelo Governo de SC e prefeitura de Itapema para a conclusão das obras foi dezembro de 2023. No entanto, o serviço foi paralisado em 2020 e as obras só foram retomadas em abril de 2022. Um novo processo licitatório foi necessário durante esse período já que o Estado enfrentou discordâncias com a empresa que venceu a primeira licitação.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.