Campanha “Itapema Faz Bonito” promove caminhada, ações educativas e atividades de conscientização nos CRAS e comércios
Durante todo o mês de maio, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promove a campanha “Itapema Faz Bonito”, em alusão ao Maio Laranja — movimento nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com foco na conscientização e na mobilização da sociedade, a programação inclui rodas de conversa, dinâmicas, sensibilização no comércio local, ações nas unidades do CRAS e CREAS, além da tradicional caminhada do dia 18 de maio, que marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“A campanha reforça nosso compromisso coletivo com a proteção das nossas crianças e adolescentes. Precisamos falar sobre o tema, acolher as vítimas e, acima de tudo, prevenir esse tipo de violência com informação e mobilização social”, destacou a secretária de Assistência Social, Íris Bispo.
Ações nas unidades e atividades lúdicas
Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a campanha ganha forma com atividades lúdicas, reflexivas e educativas. O CRAS II (Casa Branca) está promovendo uma ação interativa com os grupos do PAIF, em que os participantes visitam um “supermercado temático”, onde os produtos simbolizam situações de alerta e proteção. Também está prevista uma apresentação de teatro com fantoches, voltada às crianças e adolescentes atendidos, em parceria com a Secretaria de Cultura.
Já no CRAS I (Morretes), as atividades incluem o uso da cartilha “Proteger é Preciso”, decoração temática, vídeos e dinâmicas em 16 encontros com os grupos de acolhida, atendimento e acompanhamento. Também será realizada uma roda de conversa com alunos da EMEB Francisco Victor Alves.
Capacitação para profissionais da rede
Como parte da campanha, também será realizada uma formação para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no dia 20 de maio. A atividade será conduzida pela pedagoga Simony Rocha, especialista em enfrentamento ao abuso sexual, com o tema “Proteger é Preciso”. A proposta é qualificar ainda mais os profissionais que atuam diretamente na proteção e no atendimento às vítimas.
Denuncie
A Prefeitura de Itapema reforça que denúncias de abuso ou exploração podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou diretamente aos órgãos competentes do município. Proteger é responsabilidade de todos — e toda criança merece crescer com segurança, respeito e dignidade.