Concluída etapa mais complexa da obra do Píer Oporto em Itapema

Nesta quarta-feira, 22 de maio, foi concluída a cravação das estacas pranchas do Píer Oporto em Itapema, considerada uma das etapas mais complexas da obra. Esta fase, que assegura a base sólida da estrutura, envolveu desafios significativos devido à influência das condições marítimas como maré, ondas e vento, além de processos de dragagem e construção de aterro.

Avanço da obra

Com a finalização das estacas pranchas, que suportam o aterro de areia, a construção avança agora para a fase de fundações. Esta próxima etapa inclui a implementação de estacas de hélice contínua, fundamentais para a sustentação da estrutura do píer. Após as fundações, a obra prosseguirá com a construção do empreendimento e, por último, os acabamentos.

 

Histórico e parceria

 

A obra do Píer Oporto teve início em dezembro de 2023, financiada e executada pelas empresas MayBelly Incorporadora, R7 Participações, Pantanal Negócios Imobiliários e RGS Engenharia. Com uma área total de 18.274,29 m², o píer é projetado para ser uma atração turística única na América Latina, destacando-se por ter estacionamento abaixo da plataforma principal, com 226 vagas para veículos e 50 vagas molhadas.

 

 

Infraestrutura e expectativas

 

Além do estacionamento, o Píer Oporto incluirá uma área comercial de 9.458 m² com lojas, restaurantes, oito quiosques, rooftop para eventos, roda gigante, espaços de convivência e uma academia com vista 360° para o mar. Este empreendimento promete ser um novo polo de comércio e turismo, diversificando a economia local e atraindo investimentos.

Maycol Marini, sócio da MayBelly, destacou a importância do projeto: “Além de se tornar um novo equipamento de lazer e turismo para toda a região da Costa Esmeralda, a construção do Píer também é uma solução ambiental. As imagens aéreas comprovam que a estrutura já muda a orla, evitando sedimentos e tornando a praia ainda mais paradisíaca.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.